/ Políticas & Finanças

Maior ataque na Europa em 80 anos

A invasão russa é a maior de um país contra outro desde a Segunda Guerra Mundial

Na quinta-feira, 24 de fevereiro, tropas russas atacaram a Ucrânia por três frentes (terra, ar e mar), rapidamente tomando Chernobyl, no norte do país. Na madrugada de sábado (26), no horário local, a ofensiva de Moscou alcançou Kiev. A capital ucraniana foi atingida por explosões que causaram danos em áreas residenciais da cidade.

Na sexta (25), o governo da Rússia afirmou estar pronto para enviar uma delegação a Minsk, capital belarussa, para conversas com a Ucrânia, acrescentando que a desmilitarização da Ucrânia seria uma parte essencial da negociação. Pouco antes, o governo da Ucrânia afirmou que está pronto para conversas com a Rússia, inclusive sobre o status neutro em relação à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aliança que tem papel importante na disputa entre os dois países (leia mais sobre isso abaixo).

Em resposta ao ataque russo à Ucrânia, Estados Unidos, União Europeia e Reino Unido anunciaram sanções contra o presidente Vladimir Putin. A Rússia, por sua vez, usou seu poder de veto para barrar a resolução do Conselho de Segurança da ONU que serviria para condenar a invasão da Ucrânia.

"Se as conversações forem possíveis, elas devem ser realizadas. Se em Moscou eles dizem que querem manter conversações, inclusive sobre o status neutro, não temos medo disso", disse Mykhailo Podolyak, conselheiro presidencial ucraniano à agência de notícias Reuters.

"Nossa disponibilidade para o diálogo é parte de nossa persistente busca da paz", acrescentou Podolyak.

Apesar das declarações do porta-voz Peskov, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que os militares ucranianos deveriam tomar o poder, sugerindo a derrubada do presidente Volodymyr Zelensky. Em discurso na TV, Putin disse que será mais fácil para eles se os militares tomarem o poder. No mesmo vídeo, ele chama Zelensky e os membros de seu governo de "gangue de viciados em drogas e neonazistas".

LEIA TAMBÉM:

·                     O que é a Otan, qual significado da sigla, países membros e objetivos

·                     'O Brasil faz parte da Otan?': as dúvidas dos brasileiros no Google sobre a crise entre Rússia e Ucrânia

Otan

A Ucrânia atualmente não faz parte da Otan nem da União Europeia, embora queira aderir a ambas, o que desagrada a Moscou.

A Rússia e a Ucrânia vivem uma antiga história de conflitos. Ao longo dos séculos, a Ucrânia, uma ex-república soviética, fez parte de impérios, sofreu inúmeras invasões, foi incorporada pelos russos e pelos soviéticos, se tornou independente, mas nunca resolveu por completo sua relação com a Rússia.

LEIA TAMBÉM:

·                     DESESPERO: Família quase tem casa atingida por míssil; assista

·                     IMPRENSA: Jornalistas são atacados a tiros; assista

·                     PRESIDENTE DA RÚSSIA: Quem é Vladimir Putin

·                     PRESIDENTE DA UCRÂNIA: Quem é Volodymyr Zelensky

·                     SOCIALITE, ATOR, CANTORA... Celebridades russas criticam invasão

Fonte g1